Páginas adicionais

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Carnaval . . . . . DOS ANIMAIS (Camille Saint-Saëns)


O Carnaval dos Animais foi composto pelo compositor francês Camille Saint-Saëns (1835 – 1921)  enquanto passava férias de verão na Áustria em 1886. Tratando-se de uma obra repleta de humor, Camile Saint-Saëns apenas permitiu a publicação da totalidade da obra após a sua morte pois temia que o público deixasse de o  considerar um compositor sério.

Também com o subtítulo de "Grande Fantasia Zoológica" pelo próprio Saint-Säens, esta obra reflete a faceta humorística do compositor que ao longo da sua carreira tinha o hábito de escrever e improvisar  paródias  sobre outras obras ou estilos musicais para os seus alunos e amigos. 
Saint-Säens reservou esta obra para entretenimento dos seus amigos durante o Carnaval desse ano de 1886. Depois de ter sido executada uma primeira vez em privado, esta obra foi mais uma vez interpretada a pedido do seu velho amigo Franz Liszt, pouco antes do seu falecimento em Julho desse mesmo ano. Então Saint-Säens proibe  qualquer execução da obra, à excepção da penúltima peça que constitui o 13º movimento - O cisnecom um solo de violoncelo há muito prometido ao violoncelista  e amigo Charles-Joseph Lebouc. "O cisne" tornou-se tão famoso que é executado frequentemente em concerto como peça isolada. O coreógrafo e bailarino russo Fokine criou com esta peça o bailado  A Morte do Cisne para a bailarina Anna Pávlova em 1905 (video com Anna Pávlova aqui).
De acordo com o desejo expresso pelo compositor no seu testamento, a obra completa foi publicada pela primeira vez após a sua morte. A primeira edição sai em Paris pela editora Durand et Cie. em 1922 e é estreada em Fevereiro desse mesmo ano.
O Carnaval dos Animais é atualmente uma das obras mais famosas de Saint-Säens ao lado de outras como a sinfonia com orgão nº3, a ópera Sansão e Dalila, a Dança Macabra ou a Introdução e Rondo Capriccioso para violino e orquestra. À semelhança de Pedro e o Lobo de Prokofiev e do Guia de orquestra para os jovens de Britten, o Carnaval dos Animais é obra favorita para fins didáticos.

O Carnaval dos Animais é constituido por 14 movimentos e foi originalmente escrito para um pequeno agrupamento de câmara: flauta, clarinete, dois pianos, harmónica de vidro, xilofone, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo; atualmente é também executado com orquestra de cordas e a harmónica de vidro foi substituída pelo Glockenspiel ou pela celesta.

Movimentos I a VII:


I. Introdução e marcha real do leão (00'00''):
Andante maestoso
Cordas e 2 pianos.
Os rugidos do leão no piano:








Os rugidos do leão nas cordas:







II. Galinhas e Galos (02'18''):
Allegro moderato
Violinos, violas, 2 pianos e clarinete.
O "cacarejar" no piano:





Aqui Saint-Säens parodia o tema de La poule ("A Galinha") da suite em sol maior  de Jean-Philippe Rameau (para ouvir clique aqui)


III. Hemíonos (animais velozes)(03'15''):
Presto furioso
2 pianos.
Imitação da correria veloz dos burros selvagens do Tibete:









IV. Tartarugas (03'46''):
Andante maestoso
Cordas e piano
O tema principal do Galope infernal ("cancan") da opereta Orfeu no Infernos  de Offenbach numa velocidade assombrosamente lenta (para ouvir o original clique aqui - tema em 0´38''):





V. O Elefante (06'02''):
Allegretto pomposo
Contrabaixo e piano.  
A 06'37'', o tema do Ballet das Silfides da Danação de Fausto de Berlioz (para ouvir  o original  clique aqui). Mais uma sátira a uma melodia originalmente escrita para instrumentos de sons agudos e leves e aqui executada num andamento mais lento e pelo instrumento mais grave e "pesado" da orquestra, o contrabaixo:







VI. Cangurus (07'33''):
Moderato
2 pianos:













VII. Aquário (08'30''):
Andantino
Violinos, violas e violoncelos, 2 pianos, flauta e harmónica de vidro (glockenspiel ou celesta):



















Movimentos VIII a XIII:


VIII. Personagens com orelhas compridas (00'00''):
Tempo ad lib.
2 violinos
Movimento muito curto, onde os violinos imitam o zurrar do burro:





Acredita-se que este parte seja dirigida intencionalmente aos críticos musicais. No último movimento, Final,  os "personagens de orelhas compridas" são também os últimos animais a serem ouvidos...



IX. O cuco nas profundezas dos bosques (00'44''):

Andante
2 pianos e clarinete.
O cuco é imitado pelo clarinete que,  por indicação do próprio compositor, deve estar atrás do palco:




X. Pássaros (03'18''):
Moderato grazioso
Cordas, piano e flauta
Os movimentos graciosos das aves na flauta:



XI. Pianistas (04'29''):
Allegro moderato
Cordas e 2 pianos
Uma caricatura dos pianistas... Saint-Säens era um excelente pianista e aqui mostra o que o público nunca ouve: pianistas a treinar exercícios e escalas. Este movimento em particular poderá ser executado de diferentes maneiras, consoante cada intérprete entender a indicação do compositor: "Dans le style hésitant d'un débutant" ("No estilo hesitante de um principiante"):












XII. Fósseis (05'50''):
Allegro ridicolo
Cordas, 2 pianos, clarinete e xilofone.
Várias alusões neste movimento:
Logo no início e nas repetições ao longo do movimento ao tema da Dança Macabra do próprio compositor, com o caráter oposto - alegre - executado no xilofone (para ouvir o original  clique aqui - tema em 00´26''):


Em 06'16" - Ao tema das variações de 
 Mozart Ah! vous dirai-je, Maman (mais conhecido como canção infantil - Brilha brilha estrelinha, Twinkle Twinkle Little Star, Au Clair de la Lune...) executado pelos pianos (para ouvir o original  clique aqui).

Em 06'40" - Ao tema da canção popular francesa Partant pour la Syrie no clarinete (para ouvir o original  clique aqui - tema em 00´11''):





Em 06'49" - Ao tema da ária Una voce poco fa do Barbeiro de Sevilha de Rossini também no clarinete (para ouvir o original  clique aqui- tema em 03´35''):






XIII. O Cisne (07'09''):
Andantino grazioso
Violoncelo e 2 pianos:
















Movimento XIV:




XIV. Final (Carnaval dos Animais):
Molto allegro
Todos os instrumentos
Referências a diversos temas dos movimentos anteriores.


Ligações de interesse:
Lista completa da obra de Saint-Säens
Edições Durand et Cie., (atualmente Durand-Salabert-Eshig Editions Musicales)
Partituras para baixar em IMSLP- Petrucci Music Library


Fontes:
http://www.wikipedia.org/
http://www.classicalarchives.com
http://www.kennedy-center.org/calendar/?fuseaction=composition&composition_id=2474
http://imslp.org/wiki/Le_carnaval_des_animaux_(Saint-Sa%C3%ABns,_Camille)

8 comentários:

  1. gostei muito mas queria saber mais sobre o enquadramento da musica

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor(a) deste blog,
    Na sequencia do comentário acima, introduzi mais informação sobre o Carnaval dos Animais.
    Espero que lhe agrade!

    ResponderExcluir
  3. obrigado pela sua gentileza não sei se era pedir de mais se me fizesse a analise da V parte da música até o dia 27 de fevereiro.
    com os melhores comprimentos de Tânia Luís

    ResponderExcluir
  4. Prezada Tânia!
    Que bom que foi útil para você.
    Mas agora, para saber se posso satisfazer o seu último pedido preciso de saber primeiro que tipo de análise pretende do "Elefante" e para que fim.
    Talvez seja melhor nos comunicarmos via e-mail ?...
    O meu endereço pode encontrar no site da "Casa Alexandra Torrens" em Contatos.
    Atenciosamente,
    Alexandra Torrens

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO POR TER POSTO O QUE LHE PEDI MAS EU SOU DO 6 ANO E ISSO NAO ME AJUDA MAS OBRIGADO NA MESMA

    ResponderExcluir